Como surgiu a Tecnologia REAC?


Compreendendo melhor a neuromodulação com a Tecnologia REAC

Para compreender melhor a neuromodulação com a Tecnologia REAC (Radio Electric Asymmetric Conveyer) é importante falar um pouco sobre o contexto de seu surgimento. A técnica foi criada na década de 1980, a partir da pesquisa de dois médicos italianos, Salvatore Rinaldi e Vania Fontani, que observaram a necessidade de desenvolver novas abordagens terapêuticas em relação ao sistema nervoso central e periférico, com o objetivo de reequilibrar o cérebro e, consequentemente, as funções do corpo. 

Sendo assim, as pesquisas do Instituto Rinaldi Fontani são realizadas no campo dos distúrbios e doenças sobre base epigenética.

Epigenética

A Epigenética - que significa, “aquilo que está acima da genética” - explora as modificações que ocorrem em nossos genes e que são responsáveis pela formação da sequência do DNA. Cada um desses genes contém um código, uma série de informações, que são herdadas de nossos progenitores.

Essas modificações, alvo de estudo da neuromodulação com a Tecnologia REAC, chamadas de “modificações epigenéticas”, podem ocorrer por fatores internos - como alterações na formação do bebê ainda no início da gestação - e também externos, neste caso relacionadas à inúmeras causas, tais como estilo de vida, hábitos alimentares, poluição do ar, cigarro, estresse, entre outros. É válido ressaltar que as modificações epigenéticas, ao contrário das mutações genéticas, não alteram a estrutura do DNA sendo, portanto, pela sua natureza, reversíveis.

Os pesquisadores descobriram que, através do uso da neuromodulação com a Tecnologia REAC, é possível utilizar pulsos radioelétricos de baixa frequência, cuja interação com o organismo otimiza a resposta corporal, espalhando o seu efeito terapêutico de uma forma específica para a pessoa que está sob tratamento. 

Cada uma dessas aplicações é totalmente indolor e dura segundos - tempo suficiente para que o equipamento leia a situação neurobiológica, verificando tudo o que está em desequilíbrio, e corrija essas disfunções - mesmo que tenham sido acumuladas ao longo de anos.

Dividida em protocolos de Biomodulação e Neuromodulação, a Tecnologia REAC apresenta evidências importantes no manejo de doenças neurodegenerativas e transtornos psicofísicos, no reparo de lesões e na medicina regenerativa.

Fisiologia Adaptativa através da Tecnologia REAC

Uma vez expostos a qualquer situação que possa afetar nossos genes, nosso organismo está programado para modificar-se para se adaptar ao estímulo do ambiente. No caso dos fatores internos relacionados à formação do bebê, por exemplo, este pode nascer com distúrbios causados pelo processo de adaptação de seus genes às modificações epigenéticas sofridas pelos seus pais e avós ao longo da vida.

No caso dos fatores externos, ao sermos expostos a estímulos do ambiente considerados nocivos, nossos processos celulares podem começar a apresentar falhas e disfunções como consequência desse processo de adaptação.

A grande maioria das doenças desenvolvidas têm como origem algum processo de adaptação do organismo que apresentou um problema. Em 1936, o médico endocrinologista Hans Selye definiu o estresse como sendo uma resposta geral do organismo à agressão de qualquer natureza, seja física, psíquica ou outra, que provoque uma reação de alarme, a fim de garantir a manutenção da sobrevivência.

Selye observou que a reação de alarme é uma resposta inespecífica dos sistemas nervoso e endócrino, chamada Síndrome de Adaptação Geral (SAG). Esse conceito foi amplamente demonstrado em seus experimentos sobre as doenças reumáticas, ao evidenciar que a contínua exposição ao estresse induz a ativação da doença, com consequente disfunção dos sistemas hormonal, imunológico, emocional e comportamental.

Esse processo é a base para o surgimento da Tecnologia REAC, que surge com o objetivo de regular nosso organismo e seus mecanismos de adaptação, interferindo sobre as modificações epigenéticas que podem nos adoecer e atuando como uma forma de tratar e prevenir distúrbios e doenças causadas por todos os fatores mencionados.

ONDE PODEMOS AJUDAR

Neurologia

Neurologia

Regulação funcional do sistema nervoso central via eletro metabólica, causados por distúrbios neurológicos que afetam milhares de pessoas, incapacitando a realização de tarefas mais simples no dia a dia podendo gerar um grau de comprometimento ainda maior com o tempo.

Psiquiatria

Psiquiatria

Regulação de distúrbios do sistema comportamental e neural causados por estresse mental, atribuído a hipo modulação (depressão) ou hiper modulação (ansiedade) que afetam a saúde da população, restringindo a capacidade de administrar a própria vida e tirando a liberdade de estar bem consigo e com os outros.

Ortopedia

Ortopedia

Regulação do sistema muscular e postural gerado por alteração do controle neuro motor, sendo a causa de dores e lesões tensionais mais comuns até as mais graves, impossibilitando uma vida mais ativa de pessoas com idade sênior, atletas profissionais e amadores e pessoas saudáveis.

Gastro

Gastro

Regulação e reequilíbrio do sistema digestivo que iniciam por meio de um conjunto de alterações funcionais como desconforto abdominal, queixas de dores gastrointestinais relacionadas a problemas psicossomáticos, restabelecendo o bem-estar na rotina de vida e saúde digestiva.

Marcar minha consulta

pela Central de Atendimento

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Estamos constantemente implantando novas tecnologias e programas de tratamento.

asmed
flir
reac
sociedade-cientifica
proton
seca